Ajude a reparar os degraus do Cerrinho do Caracol (também conhecido por Miradouro da Luz)

O Cerrinho do Caracol , na Praia da Luz, Lagos, Portugal,

Miradouro da Luz

é um marco muito especial nesta pequena vila costeira, amado por todos os residentes. Infelizmente, tem sido deixado descuidado e sem manutenção por vários anos.

Associação Miradouro da Luz pretende trazê-lo de volta à vida para ser apreciado por todos como um ponto de vista priveligiado para um litoral de incrível beleza. Para atingir este objetivo, a escadaria tradicional em degraus de pedra necessita de ser reparada. A limpeza e desobstrução do acesso ao cerrinho e a miradouro da parte superior está a ser efectuada por voluntários da Associação.

A Associação Miradouro da Luz é uma organização sem fins lucrativos que visa proteger os espaços verdes e naturais de uso público na zona da Luz e Lagos em Portugal, apoiando apenas o desenvolvimento urbano sustentável e harmonioso.

Em 2011, a Associação conseguiu consagrar como lei a denominação especial do sítio Miradouro da Luz com o seu acesso público (por estrada e degraus) reconhecido por ser utilizado desde a década de 1960, altura em que os actuais caminhos foram construídos de acordo com o proprietário (referências no arquivo da Câmara Municipal).

Relativamente ao desenvolvimento do terreno privado no Cerrinho do Caracol (também conhecido por Miradouro da Luz), em 2020, a Associação organizou uma petição e conseguiu impedir a aprovação, sem discussão pública, do projeto de LOTEAMENTO (com a INTENÇÃO de construir um hotel de 5 andares e apartamentos / casas no futuro).

Este projeto de loteamento ainda não foi aprovado.

No entanto, mesmo que seja aprovado na sua forma atual, a Associação usará TODOS OS MEIOS LEGAIS à sua disposição para prevenir / atrasar / modificar quaisquer planos de CONSTRUÇÃO e levará anos e anos para que estes sejam aprovados e executados.

Neste momento, a Associação iniciou um projeto de limpeza, desobstrução e reparação destas vias de acesso e degraus de uso público, que foram negligenciadas pela autarquia local, na esperança de que, estimulando o seu uso, recomecem a ser mantidas pelos serviços da câmara. Para este efeito, os voluntários têm dado o seu tempo, ferramentas e apoio e uma campanha GoFundMe foi iniciada. O objetivo é angariar fundos suficientes para reparar os degraus, que agora estão partidos, para ter acesso pleno ao local.

Obrigada!
Qualquer donativo é benvindo:

Associação Miradouro da Luz
IBAN  PT50004571914033728391017